quinta-feira, 12 de junho de 2014

Meritocracia - A recompensa por merecimento (Capitalismo x Socialismo)



É injustiça tratar de forma igualitária os que são diferentes bem como também é injusto tratar de forma diferente os que são iguais...

O Brasil deve implantar a meritocracia, ou seja, você deve receber de acordo com aquilo que produz. Se você fizer um bom trabalho, receberá uma boa recompensa, se não fizer, receberá menos e será admoestado para que possa desenvolver, progredir e passar a fazer também um bom trabalho.

Mas o que se vê hoje em dia? Pessoas que não fazem por merecer estão recebendo todo o apoio do governo enquanto aquele que se esforça, trabalha, estuda e se dedica ao aprendizado, padece na indiferença governamental.

É claro, que para tanto é necessário proporcionar condições iguais entre as pessoas, por isso é crucial o investimento pesado na educação para que todos possam ser instruídos e cobrados a partir de então.

Imagine em sala de aula... Um aluno se dedica, perde fins de semana para estudar, se esforça completamente pra tirar uma boa nota e de fato tira um 10. Em contrapartida, um outro aluno, que não quer nada, fica de sacanagem o tempo todo, só quer saber de se divertir e aí, na hora da prova, tira um 2.

Se o professor utilizar a meritocracia dará 10 ao primeiro e 2 ao segundo. Se ele for igual ao nosso governo populista e demagogo, que faz uma péssima imagem do socialismo, ele somará as duas notas e dividirá por 2, dando 6 pra cada um.

É justo isso? Que motivação o aluno nota 10 terá para se dedicar para a próxima prova sabendo que o vagabundo irá tirar o mérito dele?

Não, o Socialismo não é esse demônio que os capitalistas extremos pregam. É preciso sim amparar os que não têm nada e estão desesperançados. De igual forma, o Capitalismo também não é esse monstro sanguessuga de riquezas pintado pelos socialistas e comunistas, que usam iPhone, são comedores de McDonald e bebedores de Coca-Cola. O Capitalismo é gerador de renda e motivador para os que buscam melhorar.

O que acontece é que as políticas sociais adotadas no Brasil não são inteligentes, são estúpidas, despreparadas e dão margem à corrupção.

O Brasil não trabalha para melhorar seu quadro social e educacional, não se esforça em promover um ambiente adequado para compensar as pessoas pelo mérito delas, antes prefere criar movimentos sociais para "adotarem" os desfavorecidos e assim "lutarem" (com nosso dinheiro) pelos interesses destes. O Brasil precisa eliminar a obrigatoriedade do voto, investir em política social (principalmente nas famílias), no controle de natalidade, deve também promover uma reforma política, exigir qualidade e requisitos mínimos para quem pretende se candidatar a ser representante do povo.

Mas aí, na boa... Você acredita nisso? Acredita que ainda há conserto para este país?

MB

Um comentário:

Felipe disse...

Ótimo texto, parabéns.